terça-feira, 20 de setembro de 2011

FARDAMENTO ESCOLAR OU MARKETING POLÍTICO


O uniforme escolar é um item que proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste. Fora isso, crianças e adolescentes numa certa idade sempre querem chamar a atenção dos colegas usando roupas diferentes e mais caras, desencadeando o consumismo.  
Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola, além disso, serve para dá segurança, respeito a dignidade das pessoas e a instituição.
Atualmente, os uniformes não são tão prestigiados pelos alunos. De fato, essa padronização é importante. Primeiro porque evita que a sala de aula se transforme em um “desfile de modas”. Além disso, seu uso desenvolve nos alunos, um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças. 
Fardamento escolar 2011 


No início do ano letivo de 2011, a Secretaria Municipal de Educação de Riachão do Dantas teve uma boa iniciativa! Prometeu distribuir fardamento escolar para os alunos da Rede Municipal de Ensino, mas só as véspera de 7 de setembro veio cumpri-la.  O fato é que foi distribuído um único modelo - camisa cor azul e branca (cores do marketing da administração “Riachão mais feliz”), com a logomarca da Prefeitura Municipal de Riachão do Dantas e sem nenhum símbolo que identifique a escola, o que é absurdo! Como identificar a que escola o aluno pertence? O que é mais importante para a escola, a logomarca da prefeitura ou o escudo que representa a escola? Será que o Conselho Municipal de Educação não está vendo isso? E o SINTESE Municipal, o que fala a respeito dessa ação da Secretaria Municipal de Educação? E se por ventura mudar a administração o que a nova vai fazer? Parece algo simples, mas não é! Enfim, esse é mais um marketing político que a atual administração utiliza para camuflar os diversos problemas que tem na Educação Municipal.

3 comentários:

  1. Parabéns Edesonrosa pela iniciativa. Desse jeito onde é que a escola vai parar?

    ResponderExcluir
  2. A escola tem o papel fundamental na formação dos alunos, o fardamento escolar representa toda a caracteristica da mesma, ou seja o seu escudo representa a instituição. Possa ser que em Riachão as escolas municipais tenha perdido essa essência, mas é obrigação dos administradores municipais ter conhecimento das leis virgentes, para que não comentam tal absurdo. A intenção pode ter sido boa, porem não muito aceitavel para pessoas esclarecidas. Dinheiro público não deve ser ultilizado para propagandas e sim para melhorar as condições da comunidade como um todo. É muito triste ver isso acontecer em Riachão, e somente poucas pessoas divulgarem. Parabéns Edson pela sua coragem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, edeson pelo trabalho de fiscalização do dinheiro público. Isso é caso do Ministério Público averiguá e punir os respectivo descaso. Continue esse tabalho!

    ResponderExcluir